domingo, 22 de abril de 2012

22 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA TERRA

                                                                            BURITI
              Em homenagem ao DIA MUNDIAL DA TERRA 22 de ABRIL. Estou postando árvores típicas do cerrado (Sítio Recanto Palmital, município de Buritizeiro - Minas Gerais - Brasil.                                                                                                                
                                Sementes de Buriti, de onde é extraído a massa para fazer o doce.
                         Cagaita florida. O suco é delicioso! A polpa com leite muito saborosa!
Flor e sementes da árvore Chichá. Suas sementes podem ser consumidas cruas ou torradas e as cascas usam-se para artesanato.
                                                               Chichá, que exuberância! 

sábado, 21 de abril de 2012

AMANTES DO CERRADO

    AMANTES DO CERRADO

   Meu nome é Rita de Cássia, sou casada com Herculano Mourão há 27 anos, temos três filhos: Karoline, Herculano e Alberto.
   Vou contar um pouco da nossa história.
   No começo de nosso relacionamento, já demonstrávamos muito amor pela natureza. Com os nossos filhos ainda pequenos, saímos muitas vezes para acamparmos nos finais de semana, sempre a beira de córregos, para que também eles percebessem a importância do contato com a natureza.
   No ano de 2005, mais precisamente no dia 23.02.2005, adquirimos uma pequena propriedade no município de Buritizeiro/MG, onde a qualidade da terra era pouco valorizada, pois, há muitos anos na área houve plantação de eucalipto. Independente disso, nos sentimos maravilhados com o cerrado. A partir daí foi brotando um sonho, só pensamos, falamos e agimos em prol da preservação dessa área que batizamos por Recanto Palmital. Hoje, podemos afirmar com segurança que cerca de 70% da área encontra-se plantada. Herculano tem feito diversas mudas de sementes: Buriti, Mangaba, Vinhático, Cajú, Angico Branco, Arueira, Sucupira Branca, Jatobá do Campo, Pau Ferro, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Carobinha, Embaúba, Pequi, Tingui, entre outras, assim buscando reconstituir as áreas de pouca vegetação.
   O objetivo maior desse blog é conscientizar as pessoas que nosso bem maior é a terra e promover da melhor forma possível o equilíbrio entre sustentabilidade e preservação.


Sejam bem vindos!

Rita