Em homenagem ao Dia da Árvore 21 de setembro e início da primavera dia 23, estou postando fotos de árvores e flores belíssimas originárias do cerrado, fotografadas por mim no Sítio Recanto Palmital, Município de Buritizeiro - Minas Gerais - Brasil.
Rita de Cássia Caxito Mourão
Um lindo pé de Cagaita. Que exuberância! Parece que está nevando.
Não são carrapatos, acredite, são sementes da flor da árvore Chichá, conhecida também como Chichá-do-cerrado, Castanha-de-macaco (Sterculia striata A. AT-Hill & Naudin)
Flor do Chichá.
Flores
Fedegoso. (Cassia sp.).
Flores Fedegoso. (Cassia sp.).
Flor lilás do cerrado.
Caliandra ou Flor-do-cerrado (Calliandra dysantha). Belíssima!!!
Ipê Amarelo, um verdadeiro colírio para os olhos!
Flor única, exótica e exuberante!
Cacto florindo.
Flor do pequizeiro. (Caryocar brasiliense), nas mãos da minha filha Karoline.
Sucupira Branca.
Ruibarbo (Trimezia juncea).
"No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas."
Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia
"Cores que aquarelam. Flores que primaveram." (Padre Fábio de Melo)
ResponderExcluirParabens Mãe, seu blog é como você, simples e ao mesmo tempo profundo e mágico ao transmitir tantas belezas do nosso cerrado. Te amo!Lole
Obrigado querida! Suas palavras me tocam e me encantam.
ResponderExcluirÉ tudo muito simples, amor demais pelo cerrado e em especial pelo nosso Recanto Palmital.
Beijos! TE AMO! Rita Caxito Mourão
É Disso que o Brasil precisa parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada, Alessandro!
Excluir